Cuidados com as peças

 

Um dos principais fatores que levam ao escurecimento (oxidação) das semijoias é o suor. Por conter substâncias iônicas em sua composição, o suor acelera o processo de corrosão da peça, levando as suas camadas superficiais serem tomadas por óxidos metálicos.

 

A utilização de substâncias químicas, como cosméticos, perfumes ou produtos de limpeza também são prejudiciais às joias por motivos semelhantes aos que ocorrem no suor.

 

Além dos cuidados químicos com as semijoias, os físicos também podem interferir na durabilidade da peça. Por isso, deve-se ter cuidado ao manusear determinados objetos quando utilizando as joias ou mesmo ao guardá-las, evitando o atrito com outras superfícies.

 

Como algumas ações que prejudicam a durabilidade das peças são inevitáveis, determinadas medidas podem minimizar consideravelmente esses impactos. A utilização de cremes ou outros produtos deve ser feita, pelo menos, 15 minutos antes de se colocar a joia. Em lugares como praia, é interessante a remoção das peças, assim como em atividades que possam ser agressivas, como o manuseio constante de objetos ou a utilização de produtos de limpeza.

 

Por fim, para garantir uma maior vida útil à sua semijoia, são importantes alguns cuidados com a limpeza da peça. O recomendado é que se utilize sabão de coco neutro com água corrente, e que a secagem seja feita com a flanela mais macia possível. Quaisquer outras formas de limpeza devem ser evitadas, já que podem gerar danos às peças.